quinta-feira, 18 de março de 2010

O Conhecimento e a Inteligência


Como é bom falar com Deus! A oração nos liga ao Pai. Ore antes de ler esta mensagem. Peça a Ele que fale ao seu coração e certamente Ele o fará.


"Que vos apascentem com conhecimento e com inteligência." (Jr 3.15)


À primeira vista é provável que CONHECIMENTO e INTELIGÊNCIA nos pareçam uma coisa só, mas na realidade, tais palavras refletem duas facetas de uma mesma realidade. Ou seja, ensinar com cenhecimento e com inteligência são duas coisas diferentes, mas que não são mutuamente exclusivas. Você pode ensinar com conhecimento e sem inteligência, bem como pode ensinar com inteligência e sem conhecimento.
O ideal é que o nosso ensino seja resultado da associação entre conhecimento e inteligência, pois a sua eficácia depende também desta soma. Ensinar com conhecimento é ensinar com ciência, ensinar com informação, com prática de vida, com discernimento. Em outras palavras, ensinar com conhecimento é estar preparado para ensinar, é adquirir informações, é estudar.
Esta faceta do ensino depende totalmente da nossa dedicação e esforço. O conhecimento é o preparo. Se negligenciarmos o conhecimento significa que estamos despreparados para a tarefa de apascentar.
O preparo requer antecipação. Quando nos preparamos, antecipamos o resultado desejado evitando constrangimentos. O preparo nos dá a segurança de passearmos por terrenos conhecidos, de sabermos onde estamos pisando. Qualquer aluno é capaz de perceber se o professor ensina com segurança, com domínio do assunto tratado.
A conseqüência da busca diligente por conhecimentos, nos leva a apascentar com conhecimento e isso é fundamental, isso produz resultados desejados.
Entretanto, ensinar com conhecimento não é tudo, é preciso que ensinemos com inteligência.
Ensinar com inteligência é: ensinar com habilidade. Inteligência significa capacidade de adaptar-se facilmente ou aprender/perceber facilmente. Neste sentido, inteligência significa capacidade de tornar-se hábil, perito em alguma coisa.
Desta forma, entendemos que inteligência não é algo que ADQUIRIMOS, mas algo que RECEBEMOS quando somos ungidos para um ministério. Ela independe de nós, de nosso esforço.
A unção que recebemos é específica, observe: quando Samuel ungiu a Davi, a bíblia relata que desde aquele momento o Espírito de Deus apoderou-se de Davi. Mas, a unção que Davi recebeu foi para ser rei, ou seja, o Espírito de Deus estava sobre Davi dando-lhe capacidade para que ele se tornasse hábil na tarefa específica de reinar com inteligência. Daí entendermos que a inteligência nós recebemos gratuitamente. O que precisamos é fazer bom uso dela, tornando-nos hábeis na tarefa para a qual somos chamados.
Davi fez bom uso da unção que recebeu e foi aprovado por Deus. Todavia, Saul também recebeu unção para reinar e foi reprovado por Deus (ISm 15.26). A unção que ambos receberam foi a mesma. A diferença estava no uso que fizeram da unção que receberam. Davi usou a unção(inteligência) que recebeu para tornar-se hábil na sua tarefa. Que uso nós temos feito da unção(inteligência) que recebemos de Deus?
Nós temos sido chamados para ensinar e o Senhor, quando nos chama, também nos capacita, unge, dá inteligência. Para que sejamos aprovados diante de Deus como o foi Davi, precisamos fazer uso correto da unção(inteligência) que recebemos. Para tanto, é necessário que usemos tal capacidade, tal unção no sentido de adquirirmos conhecimento, ciência, prática de vida, pois o conhecimento associado à unção(inteligência) que recebemos, fará de nós líderes hábeis na tarefa de apascentar.

Que o Senhor nosso Deus abençoe ricamente a sua vida.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário